terça-feira, 14 de novembro de 2000

Criação - Cordel do Amor Sem fim

Processo de elaboração do figurino da peça Cordel do Amor Sem Fim
por Leide Jara

O figurino da peça Cordel Do Amor Sem Fim, de Cláudia Barral, e produzida pelo Teatro em Carne e Osso, foi feito com matéria prima de reaproveitamento.
O beneficiamento também foi Verde, pois não utilizamos nenhum tipo de corante artificial, e seus desgastes e tratamentos para envelhecimento foi feito de maneira artesanal.
O figurino Verde consiste em aproveitar a matéria prima já existente, adaptando assim os processos técnicos conhecidos pelo figurinista, sem a geração de custo ou lixo. Apenas a mão-de-obra.

As informações visuais contidas no figurino foram elaboradas através de vivências com o Grupo Carne e Osso.
Foram vivências com elementais onde cada pessoa-personagem expunha o seu modo de sentir/pensar de acordo com cada elemental-personagem (terra-ar-fogo-agua).
Cada sentimento foi expresso em formas(na modelagem), cores e texturas, sempre em discussão com o Grupo.
O ar terroso também foi intencional, já que para a fotografia tudo que remetesse à Cordel seria muito interessante.
Produzindo um visual de eterno entardecer, de uma espera infinita!
Visualmente esta sensação foi alcançada, mesmo as roupas com "cores" como vermelho, marrom, cinza, cru, além de seus tons opacos, tomaram banho de chá caseiro (com mate, terra, camomila), e sofreram desgastes chamados NATURAIS, no seu beneficiamento. Dando um ar de uniformidade fugurino-cenário.

Os Contadores-Cantadores, possuem roupas mais contrastantes que visualmente informa que estes estão ora em desfoque, ora em destaque, das pesronagens centrais.

E o trabalho de composição do cenário também contou com a nossa ajuda, sua elaboração foi com o intuito de fazer um cenário movel, podendo ser tranferido,utilizando todos os módulos ou menos, como também servindo de coxia.
O cenário possui uma porta e uma janela "cordelista", e outras portas com fitas, e com objetos de decoração típicos do interior.
No final percebemos que além do próprio contexto intencional, ele lembra muito as páginas de literatura de cordel, pelas suas divisões, amarrações. Valorizando mais o seu contexto!

Nenhum comentário:

 
© 2007-2008. Todos os direitos reservados - desenvolvido por mg design