domingo, 15 de novembro de 2009

A maquiagem do Cordel

A inspiração para a maquiagem do espetáculo veio da Xilogravura.
A idéia de realmente talhar as expressões dos personagens nos rostos dos atores, de forma que a maquiagem fizesse parte real da composição de cada um e também ajudasse o ator, valorizando suas expressões.

Todos os personagens do "Cordel" carregam uma bagagem de vida intensa e isso se traduz também na maquiagem.

O processo de criação foi com ajuda dos atores e vários testes com foto e luz foram feitos para saber se ficaria visível ao público.

A dificuldade que eu imaginava encontrar na maquiagem era envelhecer, carregar os rostos jovens dos atores de expressões e acabar caricato demais, mas pesquisando um pouco mais sobre cordel, xilogravura e em conjunto com figurinos, luz, todo clima do espetáculo foi possível trazer um contexto interessante!

Ana Paula Bueno 



*Xilogravura é a técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado. È um processo muito parecido com um carimbo.
É uma técnica em que se entalhar na madeira, com ajuda de instrumento cortante, a figura ou forma (matriz) que se pretende imprimir. Em seguida usa-se um rolo de borracha embebecida em tinta, tocando só as partes elevadas do entalhe. O final do processo é a impressão em alto relevo em papel ou pano especial, que fica impregnado com a tinta, revelando a figura. Entre as suas variações do suporte pode-se gravar em linóleo (linoleogravura) ou qualquer outra superfície plana. Além de variações dentro da técnica, como a xilogravura de topo.


fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Xilogravura

Nenhum comentário:

 
© 2007-2008. Todos os direitos reservados - desenvolvido por mg design